Com inscrições ainda abertas para preenchimento de 323 vagas para professor, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) está em plena expansão. Conforme informou a reitora do instituto, Aurina Oliveira Santana, até 2013, serão criados novos cinco campus. Para eles, deverão ser convocados mais 300 professores. "Este concurso deveremos então chamar 600 professores", disse.
Embora a data de convocação ainda não tenha sido confirmada, Aurina prevê que em abril os aprovados comecem a ser chamados. Segundo ela, a confirmação depende do número de inscritos, pois os candidatos passarão pela prova didática, que demanda tempo.
De acordo com a reitora, os novos servidores ingressarão em um instituto que possibilita a capacitação profissional do professor, além de proporcionar um ambiente favorável de trabalho. O instituto possui hoje pouco mais de 1 mil professores.
Aurina Oliveira adiantou, ainda, que quem possui o nível médio ou superior terá a chance de ingressar no Ifba através do novo concurso para técnico-administrativo, que acontecerá no segundo semestre de 2012.
FOLHA DIRIGIDA - Qual a importância deste concurso para o instituto?
Aurina Oliveira Santana - Estamos em plena fase de expansão da rede federal, e aqui na Bahia temos um instituto com 16 campos. Precisamos ampliar o quadro de professores em função dessa expansão e porque em um tempo ficamos sem fazer concurso. Esse concurso é para poder suprir as vagas de professores que se transferiram, que sairam da instituição e outros que se aposentaram. E também poderemos renovar o quadro em termos de expansão com esse concurso.
São oferecidas 323 vagas. A senhora acredita que esse número seja suficiente para suprir a necessidade?
As vagas não serão suficientes futuramente, mas em geral, é suficiente para o momento. A conta foi baseada em quantos cursos vão entrar em funcionamento agora, porque têm um banco de professores, que ainda nos reservam algumas vagas, para as necessidades imediatas, e também existe a possibilidade de contratação de professores temporários e substitutos, para aqueles que precisem sair porventura do instituto. Esses contratos são de até dois anos no máximo. Então para esse ano essas vagas são suficientes. Não é necessário mais que isso no momento porque a previsão é realizada em cima daqueles que precisarão sair por algum motivo.
Há previsão de convocarem aprovados além desse número de vagas?
Se tivermos necessidade sim. Temos previsão de chamar mais 300 professores porque pretendemos criar novas cinco unidades, até 2013.
Os 323 professores serão convocados imediatamente?
Serão convocados imediatamente, não necessariamente no mesmo dia. Assim que homologarmos, eles serão chamados, mas podem ser chamados 100 amanhã, depois de um mês mais 100. Vai de acordo com a necessidade. Alguns serão contratatos para um semestre, e outros para o segundo semestre. Os cursos funcionam semestralmente. Para todos já temos vagas garantidas.
O objetivo é que eles tomem posse para atuação no início do ano letivo de 2012? Em que mês seria isso?
Com certeza. Data não temos porque não sabemos quantas pessoas irão se inscrever, porque além da prova escrita, temos a didática, que demanda tempo. Dependendo do número de inscritos, o tempo irá variar, não podendo precisar agora faremos as convocações. Mas prevemos que as convocações aconteçam em abril de 2012, mas vai depender do número de inscritos.
Quantos professores o Ifba tem hoje?
Atualmente, temos 92 professores no ensino superior, sendo 88 efetivos e quatro substitutos. Temos 793 professores no ensino médio, todos efetivos, e mais 132 substitutos. Um total de 1.017 professores no estado.
Há muitos professores em via de aposentadoria?
Não há como falar o número exato no momento, pois muitos já poderiam se aposentar e ainda não fizeram, porque vai da iniciativa do professor, a não ser que ele chegue a idade máxima de 70 anos de vida. Ao contrário, ele pode ficar.
Há uma política de valorização do professor no instituto?
A política do Governo Federal é única, mas infelizmente nós não temos ainda uma política que nos atenda totalmente. Apesar de ser uam categoria de professores que é valorizada em relação ao estado ou município, mas é claro que queremos melhorias nas condições de salário e de trabalho. Embora agente tenha sido atendido pelo último governo, e estamos nesse em constante negociação, ainda sentimos que é preciso melhorar. Melhoramos nos últimos anos nossa estrutura, em termos de laboratório, biblioteca, mas precisamos melhorar.
O que o instituto espera dos novos professores?
Espero que eles se entreguem ao instituto e que eles possams e capacitar, pois temos essa capacitação. Que eles se integrem a essa equipe e que a gente possa tocar nosso instituto, cada vez melhor e com mais responsabelidade, a juventudde do nosso estado, assim como os adultos.
E que os professores podem esperar do instituto?
O instituto, além de responsabilidade, dará possibilidade de que eles se capacitem profissionalmente e com um bom ambiente de trabalho, para que trabalhem com a natural vontade de trablahr e prazer. Temos conseguido isso.
Quando foi realizado o último concurso?
Em menos de dois anos. E nós estamos nesse convocando alguns professores que foram aprovados na última seleção, tanto para professor quanto para técnico administrativo.
E quanto à área administrativa? Há previsão de concurso?
Temos 564 técnicos-administrativos em áreas específicas e estamos chamando alguns do último concurso. Farmos um concurso para os níveis médio e superior no início do segundo semestre. Ainda não temos as vagas porque ainda estamos com o quadro de vagas passando pelo Congresso Nacional para aprovação.
Fonte: Folha Dirigida
0 comentários:
Postar um comentário